segunda-feira, 27 de março de 2017

A diferença que faz uma vírgula!

Eu não uso Twitter. Mas pelo Facebook tive contato com uma piada originária do Twitter, através do repasse de um contato meu. A piada é essa abaixo.



Não tenho intenção de ficar explicando piada. Mas como o blog é sobre gramática, vou falar do pequeno deslize cometido na manchete.

O uso da vírgula é muito mal empregado em qualquer rede social e não vou ficar especulando aqui sobre a qualidade da educação. Era de se esperar, pelo menos, que um jornalista tomasse o cuidado de usá-la corretamente. Acredito, no entanto, que tenha sido um mero deslize e não vou condená-lo por esse erro, que poderia ter sido cometido por qualquer um. Mas quando a mídia especializada comete erros desse tipo, a população não perdoa.

Pois bem. Qual foi o erro, então?

O uso da vírgula, embora na maioria das vezes siga regras bem específicas, em alguns casos serve para evitar ambiguidade. Foi exatamente o caso na notícia acima. A expressão “sem sutiã” na manchete, muito próxima da palavra “arcebispo”, deixa a impressão de que o arcebispo é que estava sem sutiã. Uma vírgula  depois da palavra “arcebispo” teria sugerido o afastamento entre esses termos da oração, levando automaticamente a identificarmos que quem estava sem sutiã era a pessoa mencionada anteriormente, ou seja, Angelina Jolie. Vejam:

Jolie vai a reunião com arcebispo, sem sutiã, e vira assunto nas redes sociais.

Talvez pelo contexto, a maioria dos leitores não tenha percebido a gafe, pois ninguém esperaria que o arcebispo usasse sutiã. Numa leitura rápida, a maioria dos leitores entendeu que era Jolie que estava sem sutiã. Mas o descuido deixou a porta aberta para que João Luis Jr. se aproveitasse de forma genial da situação. Numa só tacada ele tirou sarro do deslize do jornal e ainda criticou esse policiamento exagerado que se faz sobre as menores atitudes de qualquer celebridade.

Numa breve pesquisa no Google (usando os termos “Jolie Arcebispo sem sutiã”) podemos ver que outros jornais usaram estratégias para fugir dessa pegadinha ao dar a mesma notícia.

O Observatório do Cinema escreveu: “Sem sutiã, Angelina Jolie vai a reunião com arcebispo e causa polêmica”. O Fuxico fez manchete parecida: “Sem sutiã, Angelina Jolie encontra arcebispo e vira assunto na web”. Ambos escaparam de forma elegante, aproximando a expressão daquela a quem se referia. O Catraca Livre escreveu: “Angelina Jolie causa polêmica por ir a reunião sem sutiã”, excluindo o arcebispo da frase por garantia. Metropoles resolve mudar a posição da expressão e também evita a ambiguidade ao redigir a manchete da seguinte forma: “Angelina Jolie vai sem sutiã a reunião com arcebispo e é criticada”.

Até o momento em que escrevi isso, ninguém tinha alterado as manchetes dos sites. Nem há necessidade. Essa correção seria adequada a uma notícia com erros crassos de veracidade. Mas um deslize tão pequeno não merece tanta atenção para ser corrigido, assim como a própria notícia não merecia atenção para ser veiculada. Afinal, o próprio arcebispo nem tocou no assunto e só elogiou a atriz, dizendo ter sido um privilégio recebê-la.

Nenhum comentário:

Postar um comentário